Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Aos nossos amigos e visitantes

Blog direccionado para a recolha de Fotos, Trabalhos, Documentos, Vídeos etc. sobre " O Passado, Presente e Futuro do Peso" . Procuramos dentro do possível, transmitir o que de mais relevante se passa no Peso e ser um elo de ligação entre os residentes e ausentes. Colabora e envia o que tiveres de interesse sobre o Peso e suas Gentes Agradecimentos - Pela colaboração na cedência de fotos e outros trabalhos às seguintes Pessoas : Rui Morão,José Batista Vaz Pereira, Família de José Pereira Santos, Tó Aníbal, José Batista, Família de João Abrantes Ferraz, Família de José Pires Simões, Vicente Olímpio dos Santos, Família de Manuel Afonso Oliveira, Yoann Manuel Pereira, Maria Pires Serralheiro, António Madeira Varandas, Maria Leonor Ferreira Pires Morão, Ramiro Morais Valentim, Francisco Madeira (Lisboa), Família de Carmelina Ferreira Morão, Patrocínia Proença, João Abrantes dos Santos, Joaquim dos Santos, Joaquim Proença Rebelo, José Mateus Casteleiro, Júlio Mendes Silva ( Morador ao pé do Santuário), Elvira Morais, Artur do Santos Pereira (Ourém), Maria Casteleiro, Maria \"Caraia \", Beatriz Pires, João Mateus Casteleiro, Carlos Casteleiro ( França ), Família de José Guilherme, Humberto Morão (Covilhã), Margarida Maria (Covilhã), Belarmino Batista ( Canadá ), Ângelo Agostinho, Margarida Pires, José dos Santos Vaz, Família de João Sardinha ( sacristão), António Mingote, Mariazinha Lobo, António Pinto ( França ), António Proença ( Barreiro), Álvaro Olímpio, Fernando Morais Valentim ( França ), Sofia Bento ( França ), Família de José Alfredo Aleixo, José Honório Rodrigues, Família de Joaquim Abrantes Ferraz, Rui Machado (Pesenses no Brasil ), Rosa "Cortiça" ( França ) .Se eventualmente omitimos alguma pessoa pedimos desculpa pelo facto e agradeço informação. José P. Santos O nosso Email - aldeiadopeso@sapo.pt A nossa recomendação: Qualquer reprodução dos seus conteúdos deve ser sempre feita com referência à sua autoria.

Festa de Santa Bebiana

por José P. Santos, em 28.10.16

2592250_TrWWD.jpeg

13615343_1102743069772579_7846274099419483145_n.jp

 

FESTA DE SANTA BEBIANA , EM PESO-COVILHÃ... Santa Bebiana, considerada a padroeira das mulheres bêbedas, nada tem a ver com o vinho. Foi Mártir em 363 vítima do imperador Juliano Apóstata. Entregue a uma mulher a qual combinaram de a corromper perante esta recusa, pois desejava manter a virgindade, Santa Bebiana acabou por ser entregue ao pretor Aproniano , que a mandou amarrar a uma coluna onde foi chicoteada pelos carrascos atá à morte. -No ano de 1952, assisti a esta festa pagã, formaram uma procissão, iluminada com archotes, um " prior " para fazer o sermão. Formou-se uma comissão tendo como " Juíz " a mulher mais bêbeda do Peso. Recordo-me ver o Ti Emídio ( Arrebenta ) já bem tratado e a mulher atrás dele em altos gritos, " não se acabara o vinho " ao que ele respondia. " ó mulher isso ando eu a fazer, mas não me ajudam e arrebenta quem o deu " Foi dado o nome à comissão Assoc. da Copofonia, tendo Pres. - seca pipas 1º Sec. seca adegas 2º Sec, bebe tudo . Vog. seca alambiques. Esta festa pagã em louvor de Baco Deus grego do vinho A procissão era uma festa pagã feita em seu louvor. A procissão levava um grande boneco cheio de palha em cima duma padiola enfeitada com borracha, garrafas , cabaça e outros recipientes. No largo do chafariz o " prior " fez o sermão, uma espècíe de testamento e foi muito aplaudido pelos presentes. . No final o boneco foi queimado no largo á vista de todos.. Recorde-se que o verdadeiro nome da santa não é Bebiana, mas sim Bibiana, portanto nada tem a ver com o vinho.

 

AINDA O RESCALDO DAS FESTAS A SANTA BEBIANA EM PESO-COVILHÃ...NA TRADIÇÃO PORTUGUESA COM MAIS DE CEM ANOS... Os Mandamentos do Borracho ... O primeiro - amarás, os vinhos de Portugal. E água lhe deitarás, para que te não façam mal. O segundo - jurarás, pela folha da parreira; Antes tu te enfadarás, com quem corte a cepeira. O terceiro é guardar, no armário pão e queijo, E vinho, que beberás, á medida do desejo. O quarto - tu honrarás. Uma borracha de vinho: O chapéu lhe tirarás, se a topares no caminho. O quinto - não matarás; Só se for a cabra ou bode. Tirar o espicho ao pote, é coisa que o homem pode. O sexto - tu guardarás, a talha - se for pequena; E à boca lhe apararás, que te faça a cor morena. O sétimo - sem alvoroço, e logo pela manhã. Bagaço ao pequeno almoço, só no Peso da Covilhã. Oitavo é não levantar, homem que esteja acarrado; Antes tu te deitarás, borracho no outro lado. Nono - não desejarás, borracha que não for nossa; A boca lhe taparás, para que esgotar-se não possa. O décimo - é não cobiçar, as pernas duma galega; Antes tu te meterás, sacristão numa igreja. Estes dez mandamentos, se encerram em dois; O vinho é para os homens, a água só para os bois. FIM

O Poeta do Peso

José Batista Vaz Pereira

 

Outras Recordações sobre a Santa Babiana no Peso

Festa de Santa Bebiana - Festa centenária de origem pagã que se realiza na Aldeia do Peso em Dezembro, comemorando a Santa Bebiana padroeira dos amigos e amigas do vinho.

2592247_E2hBM1.jpg

2549890_VmYN1.jpg

Festa de Santa Bebiana

Festa centenária de origem pagã que se realiza no Peso em Dezembro, comemorando a Santa Bebiana padroeira dos amigos e amigas do vinho.

Nas fotos, vemos a procissão percorrendo as ruas da Aldeia do Peso com o Bispo, populares, andor de Santa Bebiana e archotes feitos de pinhas.

 

Histórico da Festa de Sta. Bebiana no Peso

Anualmente, a dois de Dezembro, realiza-se uma festa profana, a festa de Sta. Bebiana, padroeira dos bêbados. Alguns dos participantes vestem-se de “Bispo”, e “padre”. Faz-se uma “procissão” com uma imagem fictícia da Santa Bebiana e com alguns archotes improvisados com ps ruas da aldeia. No largo principal da aldeia “o bispo” faz um “sermão”, e a “bênção” dos bêbados. Como não podia deixar de ser bebe-se neste dia bastante vinho, mas também há animação musical com bombos e outro tipo de músdicularizavam-se asortas, fara virem levar a imagem da “santa” na “procissão”. Algumas aceitavam, mas outras tratavam mal quem as ia ridicularizar.

Segundo Cristina Nogueira, autora do livro “Monografia Histórica do Concelho de Belmonte – Novos Contributos”.

 

Santa Bebiana foi uma virgem romana cristã que terá vivido no século IV. Ela e a sua família foram vítimas de um imperador, Juliano Apóstata, que tentava acabar com o Cristianismo e por isso torturou diversos cristãos. Os pais de Bebiana foram mortos e esta foi entregue a uma alcoviteira com a recomendação de que teria de tentar “leva-la por maus caminhos”. A santa terá assistido a festas com elevado consumo de vinho como era característico desta época, mas a jovem nunca se tentou. Como não conseguiu os seus intentos, em 363 d.C., o pretor Aproniano mandou que a amarrassem a uma árvore e foi chicoteada até à morte.Durante a procissão são proclamadas “orações” irónicas:

 

“O credo dos Ébrios"

 

Creio no álcool a 360 graus, todo-poderoso e criador de formidáveis carraspanas. Creio na aguardente sua filha, e minha esposa predilecta a qual foi concebida por obra e graça do alambique, nasceu da puríssima cana e padeceu sob pisão dos moinhos. Foi derramada e sepultada num casco, ao terceiro dia, surgiu da garrafa e subiu graciosa e triunfante à caixa dos pirolitos. Escoou o fundo da caldeira e está no tonel bem rolhada, estando à mão direita das barbas do bagaço, de onde há-de vir alegrar uma grande pândega sem fim; dar nas vistas aos grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e burgueses, santos e diabos. Portanto creio na repetição da pinga, na santa vindima actual, na comunicação dos irmãos do esgota, na renovação das pipas vazias, na bebedeira eterna. Ámen!”.


“O Pai-Nosso do Vinho"

 

Santa uva que estais na parreira, purificada sejais sem enxofre e sem sulfato. Venha a nós o vosso líquido para ser bebido à nossa vontade tanto na taverna como na nossa casa, livrai-nos de quebrar a cabeça. Ámen!”.

2532993_tbQJ10.jpg

5490421_zwcuE.jpeg

50942_0000hfe1.jpg

50942_00007gs2.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:43




Pode ligar e desligar o som


Mais sobre mim

foto do autor


Colaboradores do Blog

Clique na imagem dos colaboradores

José Batista Vaz Pereira

Belarmino Batista José Santos Baptista

Vídeos




calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D